Blog Bugginho Academy

Trilhando o caminho com Java para web

Há quem diga que não consegue viver sem Java e há quem não queira ver Java nem pintada de ouro. Independentemente do seu ponto de vista uma coisa é certa. Aprender Java é um grande diferencial para quem quer trabalhar com desenvolvimento de softwares no Brasil e no mundo. Se você quer entrar no universo Java e está tendo dificuldades, acompanhe esse post que certamente você vai encontrar o melhor caminho para alcançar o seu objetivo. 😉

Dando os primeiros passos

Java e Orientação a Objetos
Isso não é uma regra, mas certamente a melhor maneira de começar a estudar Java de maneira gratuita na internet é por essa apostila da Caelum. Ela apresenta a linguagem, sua sintaxe, histórico e muito mais. Mesmo que você nunca tenha tido contato com nenhuma outra linguagem você poderá iniciar por essa apostila.

Java para desenvolvimento web
Após ler a apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum o segundo passo seria ler essa outra apostila sobre desenvolvimento web com Java. É interessante frisar que a Caelum é uma das melhores e mais conhecidas instituições de treinamento Java e essas apostilas são utilizadas em seus treinamentos.

Lab. Java com Testes, JSF e Design Patterns
Testes é um assunto muito importante para desenvolvimento de softwares e essa apostila aborda muito bem o assunto é indispensável que você dê uma lida nessa apostila para construir aplicações robustas, seguras e à prova de falhas.

Além das apostilas acima, você também pode optar por fazer esse curso gratuito de Java da Loiane Groner, ou esse curso também de Java e também gratuito do Guanabara.

Java: A Referência Completa
Para entender tudo sobre todos os detalhes da linguagem Java nada melhor que utilizar a documentação da mesma, porém, se você quer tudo “mastigado”, esse livro foi feito para você. Além de todos os detalhes da linguagem, você também encontrará nesse livro informações sobre a API do Java, JavaBeans, Servlets e muito mais.

Nesse ponto se você seguiu todos os passos, você terá conhecimento suficiente para construir aplicações robustas e com qualidade, mas que tal desenvolver um projeto prático para juntar todo esse conhecimento?

Programação Java para a Web – 2ª Edição
Nesse livro escrito por Décio Heinzelmann Luckow e Alexandre Altair de Melo você aprenderá passo a passo como construir uma aplicação financeira utilizando diversos recursos da plataforma Java. Eu até fiz um review sobre esse livro aqui no blog.

Sistemas Comerciais Java EE com CDI, JPA e PrimeFaces
Esse curso da Alga Works é outra opção para você construir uma aplicação do zero utilizando os mais populares recursos da plataforma Java. Eu também falei um pouco sobre esse curso e você pode ler o post aqui.

Beleza, já aprendia Java, OO, Design Patterns, Hibernate e já consegui juntar tudo em uma aplicação. E agora?

Mesmo parecendo ser muita coisa, esse é o conhecimento básico que você precisa ter para trabalhar com desenvolvimento Java. Segue abaixo alguns materiais uteis para você se aprofundar ainda mais e se tornar um bom arquiteto de softwares.

Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas
É obrigação de todo desenvolvedor escrever código limpo, reutilizável, testável e solido e é justamente isso que esse livro tenta lhe passa. O livro foi escrito por Mauricio Aniche, um profissional uma vasta experiência em desenvolvimento java que inclusive concedeu uma entrevista para mim aqui no blog.

Spring Framework
O Spring é um framework open source que implementa o conceito de inversão de controle IoC. Ele é muito similar ao Ruby on Rails e torna o desenvolvimento muito mais ágil e divertido. Para saber mais sobre o Spring você pode acessar o site oficial da ferramenta, adquirir o livro Vire o jogo com Spring Framework ou fazer o curso de Spring da Algo works que é muito bacana.

Angular
Apesar de não ser propriamente Java, o Angular é um framework front-end para Javascript que é muito útil e bastante popular nos dias de hoje. Aprender Angular é mais que um diferencia na carreira de qualquer desenvolvedor Java e suas aplicações ficarão muito mais interessantes. Esse curso foi ministrado pela Loiane Groner e encontra-se disponível gratuitamente no Youtube.

Git e Github
Caso você ainda não tenha conhecimento prático em Git, um outro curso muito interessante da Loiane é esse de Git e Github, nele você vai conhecer a ferramenta e aprender os comandos básicos para construção e manutenção de repositórios git.

A depender do rumo que você tenha tomado, diversos outros conhecimento podem ser interessantes para você, então para o post não ficar muito longo sugiro que você dê uma olhada nos cursos da Alura e nos livros da casa do código.

Onde tirar dúvidas?

Java Brasil
Stack Overflow Brasil
Desenvolvimento Web
Guj

Bem, por hoje é só. Vou manter esse post sempre atualizado então, favorite ele e de vez enquanto dê uma olhada para se manter sempre atualizado 😉

Valeu!!!

Paulo Reis

Comentar

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.