Blog Bugginho Academy

Introdução à Orientação a Objetos com C++ e Python

Orientação a Objetos é um assunto que confunde a cabeça de muitos estudantes e até mesmo desenvolvedores profissionais experientes, é muito comum ver as pessoas achando que simplesmente trabalhar com classes é programar Orientado a Objetos ou até mesmo que arrastar os componentes de GUI é trabalhar Orientado a Objetos.

Pensando em apresentar o assunto de uma maneira prática e divertida, o autor Orlando Saraiva Jr. escreveu o livro “Introdução à Orientação a Objetos com C++ e Python” com uma linguagem clara e com exemplos que vemos em nosso cotidiano, como o funcionamento de um Caixa acoplada de um vaso sanitário, o sistema político brasileiro, os heróis da Marvel, etc…

O Autor

Orlando Saraiva do Nascimento Júnior é mestre em Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (FT – Unicamp 2013), fez MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Unifian 2008) e MBA em Gestão Empresarial (FHO – Uniararas 2016). Graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas (CESET – Unicamp 2005), é também assistente de suporte acadêmico na Universidade Estadual Paulista (UNESP – campus Rio Claro) e docente na Fundação Hermínio Ometto (FHO – Uniararas) no curso Sistemas de Informação.

O Livro

O livro é direcionado para quem está começando seus estudos em Orientação a Objetos ou quem já trabalha mais ainda não conseguiu compreender OO de verdade.

É um livro relativamente pequeno, contendo 192 páginas, tem bastantes exemplos de código e é um livro que você consegue ler em menos de uma semana (Levando em consideração leituras esporádicas, no ônibus, horário de almoço, intervalo das aulas, etc…)

Um coisa interessante é que apesar de o autor focar em C++ e Python nesse livro, mesmo que você trabalhe com PHP, Java, C#, Ruby, etc… você pode comprar o livro sem medo, já que o conceito de OO é o mesmo aplicado em todas essas linguagens.

O que esse livro vai me ensinar?

  • Entender Orientação a Objetos e a motivação pela criação desse paradigma
  • Como pensar de forma Orientada a Objetos
  • Classes, Objetos, Associações, Herança, Polimorfismo, etc…
  • Diferença entre C++ e Python
  • Como trabalhar com OO em C++ e em Python

O que esse livro não vai me ensinar?

  • C++ e Python. Apesar de o livro fazer uma introdução a essas linguagens, nem de longe o conhecimento adquirido nele é suficiente para você trabalhar com elas. Entretanto no final do livro o autor dá dicas de sites e livros para quem quer se aprofundar mais tanto em Python quanto C++ e Orientação a Objetos.
  • Lógica de programação e Estrutura de dados. O Livro é uma introdução a OO, porém é pré-requisito você já ter conhecimento em Lógica de programação, Algoritmo e fluência em pelo menos uma linguagem estruturada. Se você nunca escreveu um algoritmo, esse livro não é para você.

Vale a pena comprar esse livro?

Eu gostei muito da forma que o autor introduziu o assunto, o livro não é chato e passa o assunto de forma clara e sem enrolação. Certamente teria me ajudado muito quando estava começando.

Se você está tendo dificuldades em entender OO, vale muito a pena sim. Se você já estudou o básico de C++ ou Python e quer aprender a aplicar os conceitos de OO, vale muito a pena também.

Agora, se você já tem uma boa noção e quer se aprofundar mais em OO, Python ou C++, aí já não é tão  interessante comprar esse livro.

O livro pode ser encontrado no site da Novatec por R$ 49,00 (Preço em 16/04/2017), e você ainda consegue 20% de desconto se utilizar o cupom “BUG20” em suas compras.

https://novatec.com.br/livros/introducao-orientacao-objetos/

Valeu, amiguinhos!!!

 

Bugginho Developer

Comentar

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.