Blog Bugginho Academy

Full Stack, ser ou não ser?

E ai amiguinhos, blz? Tem um bom tempo que não escrevo aqui no blog e para voltar a ativa eu resolvi abordar um tema bem polêmico e recorrente.

Quem é mais da antiga deve lembrar de como era desenvolver para a web há alguns anos. O termo front-end não existia e o que tínhamos era o Web Designer e o Web Master. O Web Designer geralmente não entendia muito de código e era papel do programador “montar o HTML” do site / sistema web. Nessa época o CSS já existia mas não era tão popular e por isso muitos browsers não o suportavam ou suportavam parcialmente, então como a gente montava o layout? Sim, com as famosas Tabelas 😉

Com o passar do tempo o CSS, o Javascript, os Web Standards e principalmente os Browsers evoluíram e o papel do desenvolvedor Front-end ganhou uma nova roupagem. As empresas passaram a se preocupar mais com o Design e a usabilidade dos seus websites e sistemas e com isso se fez necessário a formação de um profissional com expertise nessa área.

Hoje com a evolução constante da web, o desenvolvimento front-end é algo altamente técnico. Um profissional dessa área deve ter conhecimento tanto em desenvolvimento de softwares, padrões de projeto, qualidade de código, etc. Quanto em design, usabilidade e experiência do usuário. Logo, um bom desenvolvedor front-end é muito mais que um Designer que sabe CSS, ele é um programador multidisciplinar.

A grande questão é que hoje em dia o anseio por produzir “protótipos funcionais” / MVPs em prazos cada vez menores, faz com que muitas empresas busquem profissionais multidisciplinares, com conhecimento em Front-end, Back-end, Gerenciamento de servidores, Bancos de dados, etc. Com isso, além de economizar com contratação de pessoal, as empresas ainda têm a vantagem de ter uma pessoa que pode “resolver qualquer problema” da aplicação sem ter que recorrer a outro profissional com expertise em uma determinada área.

Blz Bugginho, você falou, falou e não respondeu. Devo ou não devo investir na carreira de Full Stack?

Calma amiguinho, a resposta como quase tudo em TI é a boa e velha “depende”. Depende de onde você trabalha, depende de em que você quer focar, etc.

Se você pensa em montar sua própria Start-up, eu aconselho fortemente que você busque conhecimento em todas as camadas. Não que você vá ficar foda em todas, mas ter conhecimento em cada uma das etapas do desenvolvimento de um projeto lhe dará capacidade de entender como as coisas funcionam e facilitará sua vida na hora de montar a sua equipe 😉

Se você pensa em trabalhar em uma Start-up, é praticamente inevitável que você tenha que ter esse perfil de Full Stack. Start-ups geralmente têm um orçamento mais enxuto e preza por profissionais bons, baratos (Dentro da medida do possível, é claro) e com conhecimento multidisciplinar.

Se você pensa em trabalhar em grandes empresas, onde as atividades são segmentadas de uma forma mais criteriosa, ai sim você pode optar por focar apenas na camada front ou apenas na camada back. Focar em apenas uma camada vai lhe dar mais tempo para melhorar seu nível naquela camada, o que é muito bom.

Se você pensa em ser free-lancer, você pode optar por focar em apenas uma camada, mas tenha em mente que a quantidade de trabalho que você vai estar apto a pegar vai ser bem menor, o que nem sempre é uma coisa ruim, tem muitos jobs que não valem a pena pegar, a galera quer que tu faça tudo por um valor ridículo.

Encerro esse post dizendo que não custa nada (na verdade custa sim), caso você seja um desenvolvedor back-end, estudar um pouco de servidores windows/linux, Angular/React, Phonegap, etc. E o mesmo vale para caso você seja front-end, não vai lhe matar estudar um pouco de PHP, Java, Python, etc. Muitas ofertas de trabalho pedem pelo menos uma conhecimento básico nas demais camadas, para você pode trocar uma linha boba sem ter que esperar a disponibilidade de outro profissional.

Bem, é isso. Deixem seus comentários e vamos enriquecer esse post 😉 Valeu amiguinhos!!!

Imagem da capa: http://blog.hackerearth.com

Bugginho Developer

Comentar

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.