Blog Bugginho Academy

Desvendando as mensagens de erro do Laravel

O Laravel não é nenhum bicho de 7 cabeças como muitos pensam, porém, se você está migrando de um Framework mais simples como o Codeigniter ou se você está tendo o seu primeiro contato com um Framework MVC Full Stack, de fato você terá algumas pequenas dificuldades de adaptação no começo.

Uma das coisas que mais tira o sono de quem está começando no Laravel são as “mensagens de erro”. É muito comum vermos nas comunidades do Facebook, fóruns, Stack Overflow, etc… pessoas que simplesmente não conseguem prosseguir nos estudos porque “travou em um erro”. Pensando nisso, resolvi criar esse artigo mostrando os principais erros que você pode encontrar no Laravel, o que eles significam e como resolvê-los.

QueryException in Connection.php

Esse é um dos erros mais comuns e é lançado quando o Laravel não consegue se conectar com o banco de dados, seja porque ele está Off ou porque os dados inseridos no seu arquivo .env, estão errados.

Solução: Para resolver esse problema, verifique se seu banco de dados está ativo e disponível e revise seus dados de conexão em seu arquivo .env

Caso você esteja utilizando o built-in server do PHP, reinicie o mesmo toda vez que alterar alguma informação em seu aquivo .env

NotFoundHttpException in RouteCollection.php

Esse é outro erro (Exception) muito comum e muito simples de resolver. Ele ocorre quando você tenta acessar uma rota que não foi definida em seu arquivo de rotas.

Solução: Verifique se você digitou corretamente a URL e o método de acesso.

Exemplo: Se você definiu a rota:

Você só conseguirá acessar a mesma pelo método POST, se você tentar acessar pelo método GET, por exemplo, o Laravel entenderá que você está acessando uma rota que não foi definida.

ReflectionException in Container.php

Como a própria mensagem diz, você está tentando acessar uma Classe que não existe.

Solução: Verifique se você importou a classe corretamente, verifique se digitou o caminho ou nome do arquivo corretamente, e por fim, porém não menos importante, verifique também se você está trabalhando corretamente com os namespaces.

InvalidArgumentException in FileViewFinder.php

Essa mensagem informa que você está tentando acessar uma View que não existe

Solução: Caso você ainda não tenha criado a View em questão, crie-a. Esse problema é muito comum quando você erra na digitação do caminho para a View.

Ex.: A sua view está em: “resources/view/site/sales.blade.php“, mas você está chamando sem informar o caminho complento: “view('sales')“, onde deveria ser “view('site.sales')

TokenMismatchException in VerifyCsrfToken.php

Essa mensagem de erro informa que você enviou um formulário sem o Token CSRF

Solução: Crie um campo do tipo hidden, com o name “_token” e com o retorno da função csrf_token() como seu valor, ou você pode usar o Laravel Collective Form & HTML.

Exemplo:

ErrorException in … Undefined variable

Essa Exception é lançada quando você tenta acessar uma variável que não foi definida.

Solução: Primeiro verifique se você digitou corretamente o nome da variável. Se esse erro for lançado em um controller, verifique se você de fato definiu a variável e se ela está dentro do mesmo escopo do bloco onde está sendo acessada. Se for lançada em uma View, certifique-se se você enviou a variável do Controller para a View.

Bem, por hoje é só. Se eu lembrar de mais algum erro comum eu atualizarei esse post, então, fiquem sempre de olho. Valeu!!!

Paulo Reis

Comentar

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.