Blog Bugginho Academy

Desenvolvendo com Laravel – Editora NOVATEC

A visão de quem está de fora é que PHP é uma linguagem ruim, que não segue padrões e que está repleta de péssimos desenvolvedores. Isso de fato foi verdade por muito tempo, mas felizmente de uns anos para cá, o PHP tem evoluído muito:

O suporte a Orientação a Objetos é muito bom, a performance que já era boa tem aumentado cada vez mais, diversos frameworks surgiram e incentivaram a utilização de boas práticas de programação, a utilização de Design Patterns se tornou cada vez mais comum no dia a dia dos desenvolvedores PHP, sugiram também as PSR e o composer que vieram para suprir uma lacuna que o PHP tinha em relação padronização e gerenciamento de dependências, respectivamente, a comunidade como um todo se fortaleceu e se tornou mais ativa e até uma máquina virtual a gente ganhou.

Hoje o desenvolvedor PHP tem à sua disposição diversas opções de Frameworks, desde Microframeworks até Frameworks para criação de APIs ou Frameworks Full-Stack e é nesse cenário que surge o Laravel.

O Laravel é hoje o mais popular Framework Full-Stack para PHP e é também um dos mais fáceis de aprender. Com o Laravel você pode estruturar seu projeto tirando proveito da arquitetura MVC, e tem à sua disposição diversas ferramentas para trabalhar com Injeção de Dependências, ORM, Template Engines, Roteamento, Collections, Migrations, Testes unitários, Filas, Eventos, e muito mais.

O Laravel se baseou em diversos recursos do Ruby on Rails, .Net Framework e Symfony, ou seja, se você já trabalhou com Rails, verá que aprender Laravel é algo extremamente simples e natural e se você já trabalha com Symfony, migrar para o Laravel será super tranquilo também.

A grande sacada do Laravel é que com ele você consegue em pouquíssimo tempo construir coisas fantásticas com quase nenhum esforço. Você precisa se preocupar apenas com as regras de negócio de sua aplicação, já que o Laravel já implementa para você: Paginação de dados, Sessões, Upload de arquivos, Formatação de datas, string, etc…, Validação de dados, Middlewares, Template Engine, e muito mais.

O Autor

O livro foi escrito por Matt Stauffer, CTO da Tighten Co e um dos principais mentores e desenvolvedores da comunidade Laravel. E o livro foi recomendado pelo próprio Taylor Otwell (Criador do framework) e pelo Jeffrey Way (Criador do Laracasts, o mais famoso e completo site de cursos de Laravel do mundo)

O livro

O livro é uma tradução, muito bem feita, para o português, do livro Laravel Up & Running, e diferente do que muitos pensam, ele vai muito além da documentação do Framework. O livro tem 480 páginas e é dividido em 17 capítulos, onde você ira gradativamente conhecer todos os principais recursos do Framework, através de uma metodologia muito boa, clara e eficaz. Ao final de cada capítulo é apresentado como realizar testes do que foi apresentado até o momento, o que é algo muito bacana (e que todos os livros deveriam copiar).

O livro não é naquele estilo “Passo a passo”, onde você constrói uma aplicação do zero. O foco dele é lhe apresentar o que cada parte do Framework faz e como elas funcionam.

Um ponto negativo (Talvez o único) é que o livro aborda o Laravel 5.3, e hoje estamos no Laravel 5.4, com o 5.5 batendo na porta. Porém isso não prejudica o aproveitamento do livro, já que pouquíssima coisa mudou na versão 5.4. A maioria das melhorias dessa versão são inserções de novos recursos, então você poderá reaproveitar todo o conhecimento desse livro tanto para versões mais novas quanto para versões mais antigas (em alguns casos).

A quem se destina

O foco do livro é o público iniciante / nível intermediário no Framework, ou seja, se você já tem um bom conhecimento no Framework e já desenvolve utilizando todos os seus principais recursos, esse livro não foi feito para você, mas se você sempre teve curiosidade em saber como funciona o Laravel, se tentou aprender sozinho e teve dificuldades ou se já desenvolve com o Laravel, mas não sabe como as coisas funcionam e quer um pouco mais de conhecimento teórico, esse livro cairá como uma luva.

O mais legal é que você não precisa ler o livro completo (apesar de eu recomendar que você leia). Se você quiser aprender apenas sobre Blade, por exemplo, você pode ir direto para o capítulo de Template Engine, e não vai ficar com aquela sensação de não estar conseguindo entender porque pegou o livro pela metade. Ou seja, você também pode ler os capítulos na sequência que achar mais interessante.

Outra coisa muito bacana é que o livro não apenas mostra como fazer determinada operação, ele mostra o que aquele recurso faz e como ele funciona, isso lhe dá um conhecimento muito mais aprofundado sobre o Framework.

É claro que o livro tem seus pré-requisitos e são na verdade os mesmos pré-requisitos para utilizar o Laravel:

» Você precisa ter um bom conhecimento em PHP (Se não tiver, siga esse guia e seja feliz)
» Você precisa ter um bom conhecimento em Orientação a Objetos (Se não tiver, aconselho esse livro ou esse outro livro aqui)
» Você precisa ter noção de SQL e bancos de dados. Você até pode aprender o Framework sem esse conhecimento, mas não tirará muito proveito
» Você não precisa ter experiência prévia com outro Framework, mas se tiver, vai ser muito mais fácil e rápido assimilar o conteúdo do livro
» Ter um conhecimento com Front-end, mesmo que básico, lhe ajudará muito também

Considerações Finais

Eu uso o Laravel há alguns anos e achei o Livro muito bom. Se eu tivesse acesso a esse material quando eu estava começando, certamente seria ainda mais fácil aprender esse Framework. Se você cumpre os pré-requisitos acima e está em dúvida sobre esse livro. Pode comprar sem medo, tenho certeza que não vai se arrepender, mas se você ainda não tem o conhecimento básico, é mais aconselhável você estudar um pouco mais antes de adquiri-lo.

O livro pode ser encontrado no site da Novatec por R$ 115,00 (Preço em 21/06/2017), e você ainda consegue 20% de desconto se utilizar o cupom “BUG20” em suas compras.

https://novatec.com.br/livros/desenvolvendo-com-laravel/

Levando em consideração que tem muitos cursos de Laravel por ai que mais enrolam do que de fato ensinam, cobrando mais de R$ 1000,00 e prometendo lhe ensinar a construir uma aplicação do zero, mas que na verdade é só um CRUD disfarçado, eu preferiria investir no livro, que ainda pode ser parcelado 🙂

Valeu amiguinhos!!!

Bugginho Developer

2 comentários

  • Realmente este livro parece ser muito bom, e muito melhor que muitos cursos por ai. Comprei o livro LARAVEL PARA NINJAS a um tempo atrás, antes do lançamento deste daí. Não me arrependo de ter comprado o Laravel para ninjas, pois ele é um bom livro, porém o nome não combina, deveria ser LARAVEL PARA INICIANTES, pois aborda o framework de uma forma básica, para quem está começando, diferente deste daí, que aparentemente parece explorar de uma forma bem ampla todo o ecosistema em volta do Laravel.

    • Esse também tem o foco em iniciantes, porém com uma visão muito aprofundada, então mesmo quem já usa a ferramenta há um certo tempo poderá tirar muito proveito

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.